Pular para o conteúdo principal

Os 10 anúncios virais mais criativos de 2010

 

Marketing boca-a-boca: a essência do viral

São Paulo - O site de tecnologia e propaganda Mashable listou os 10 anúncios virais mais inovadores e criativos do ano. São marcas que exploraram de forma bem-humorada, emotiva e surpreendente uma das propriedades intrínsecas da web, que é o compartilhamento de dados, para gerar buzz.

De acordo com o Mashable, há grandes e inovadores exemplos de ações virais no cenário publicitário. Em comum, todos os vídeos trazem um teor de surpresa e identificação que faz com que os consumidores disseminem a mensagem das marcas.
A seguir, veja quais foram as criações que mais chamaram a atenção e rodearam o mundo compartilhadas pelos usuários da web.


1. Tipp-Ex - NSFW. Atire no Urso!

http://www.youtube.com/watch?v=4ba1BqJ4S2M

Agência: Buzzman
Por que funciona: E se você fosse um caçador e tivesse que escolher entre matar um urso ou ser morto por ele? Este vídeo da Tipp-Ex, uma marca europeia de líquido corretivo, leva a experiência "escolha seu estilo de aventura" a um nível totalmente novo com um vídeo inspirado em criações caseiras. Um produto da velha guarda destacando-se pela inovação na plataforma do YouTube.
O que explorou: aventura, humor

 http://www.youtube.com/watch?v=h-8PBx7isoM

2. Sussex Safer Roads Partnership - Abrace a vida

Agência: Alexander Commercials
Por que funciona: um dos vídeos mais inovadores do ano é um PSA (anúncio de interesse público, na tradução para o português) britânico que incentiva as pessoas a usarem cinto de segurança. Você espera que ele seja chato, mas o vídeo consegue tirar o fôlego com simplicidade e emoção, sem apelar para sustos, tão tradicionais em PSAs.
O que explorou: emoção

http://www.youtube.com/watch?v=lzRKEv6cHuk

3. Levi Strauss - Atravessando a América

Agência: Conscious Minds Productions
Por que funciona: caminhar por toda a América com certeza leva bem mais do que dois minutos, mas este filme em stop-motion da Levi's consegue colocar toda a aventura em 1min53seg. Foram utilizadas 2.770 fotos que mostram um viajante a pé, por estradas secundárias e marcos históricos da América. O projeto ainda vem com um mapa do Google que traça o percurso dos cineastas.
O que explorou: interatividade, música


4. Procter and Gamble - Old Spice

Agência: Wieden & Kennedy
Por que funciona: não ter este anúncio da Old Spice como o viral número 1 do ano é apenas uma brincadeira. Seria realmente óbvio demais. Mas Isaiah Mustafa é, definitivamente, o superstar das mídias sociais deste ano, juntamente com a W + K, que criou todos os filmes da ação viral para Old Spice.
O que explorou: humor


5. Puma - The Hardchorus

Agência: Droga5
Por que funciona: a Puma resolveu desafiar a Lei de Murphy mostrando que o Valentine’s Day e aquele importantíssimo jogo de futebol podem compartilhar a data sem precisar disputar atenção. A marca colocou jogadores de futebol e fãs do esporte juntos em um vídeo, cantando em coro a romântica "Truly Madly Deeply", do savage Garden.
O que explorou: emoção, futebol


6. Google - Os Testes de velocidade do Chrome

Agência: BBH
Por que funciona: o viral promovido pelo Google mostra uma competição entre o tempo de carregamento de uma página no Chrome, seu browser, e o tempo que uma batata leva desde que é disparada através de uma arma até virar batata frita. Um vídeo perfeito para qualquer um que se identifica com a situação e está cansado da ideia de esperar que uma página da web carregue, ou seja: todos.
O que explorou: identificação entre os usuários, humor


7. Toyota Sienna - Swagger Wagon

Agência: Saatchi & Saatchi LA
Por que funciona: uma das melhores maneiras de encontrar uma audiência online é saber exatamente quem você está procurando - e, em seguida, fazê-los sentir-se bem. A Toyota e sua agência de publicidade conseguiram ambos com o vídeo viral Swagger Wagon para promover a MiniVan da montadora.

O que explorou: humor, identificação de necessidades do consumidor


8. Activision - Há um soldado em cada um de nós

Agência: TBWA\Chiat\Day
Por que funcionou: o filme coloca o astro da NBA Kobe Bryant e o apresentador americano Jimmy Kimmel em um jogo com pessoas de diferentes estilos de vida - executivos, soldados, cozinheiros, adolescentes, funcionários de restaurantes de fast-food. O visual, repleto de metralhadoras e situações de risco, é complementado pela trilha dos Rolling Stones.

O que explorou: aventura, culto a celebridades, música

 

9. Nike Football - Write the Future

Agência: Wieden & Kennedy
Por que funciona: outra ação que, assim como a de Old Spice, entra previsivelmente em todas as listas de top 2010. O vídeo épico da Nike para a campanha Write The Future foi lançado durante a Copa do Mundo deste ano e mostra a história de três grandes nomes do futebol mundial, que têm suas vidas decididas - para o bem ou para o mal - de acordo com os desempenhos em campo.
O filme foi dirigido pelo cineasta mexicano Alejandro Iñarritu (Babel) e alcançou milhões de visualizações na web em sua primeira semana. Foi uma grande promoção, tanto para a Copa do Mundo da FIFA quanto para a Nike.
O que explorou: futebol, fama, celebridades

10. Samsung - Arremesso de cartões de visita

Agência: The Viral Factory
Por que funcionou: para promover sua filmadora digital H205, a Samsung lançou um viral em que mostra um garoto com uma curiosa habilidade: manusear e arremessar cartões de visita. Assim como o personagem Gambit, de X-Men, o personagem da Samsung joga seus cartões na direção de balões, latas e até tomates. Tudo é filmado com o sistema de estabilização de imagem da câmera da Samsung.
O que explorou: habilidades incomuns, identificação com game
Fonte:http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/os-10-anuncios-virais-mais-criativos-de-2010?p=6#link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bala Juquinha

No mercado a partir dos anos 50 e exportando desde os anos 80. A Bala Juquinha é bastante tradicional no país. Exporta metade da sua produção para mais de 46 países dos cinco continentes do mundo. Ao contrário da Chita , a Juquinha é bem mais fácil de se encontrar no mercado.

Anuncios antigos

       

Lembranças : Balas e doces

Balas Juquinha Balas Sete Belo Balas Soft Balas Xaxá Bombom do Fofão Chocolate Lolo Chocolates em forma de guarda-chuva Coelhos de chocolate embalados em papel dourado Merendinha Milhopã Mumuzinho (sachê de doce-de-leite) Pirulito em forma de chupeta (na cor vermelha) Pirulito Zorro Quick Morango Sorvete em forma de tubarão   Balas Banda Balas Banzé Balas Boneco Balas em tiras, que vinham dentro de embalagens com desenhos de monstrinhos Balas de Coca-Cola Balas Mocinho Balas Juquinha Balas Sete Belo Balas Soft Balas Start-Tease (da Garoto) Balas Xaxá Biscoitos Plic-Plac Bolachas Foffy (em forma de ursinho) Bolachas Monstrinhos Crec (com uma "mordida" de monstro) Bombom do Fofão Casca de sorvete com maria-mole e bexiga na ponta Casquinhas de waffer vendidas na rua Cigarros de chocolate Cherry Coke Chiclete Den-Den Chiclete Ploc (com figurinhas do É O Tchan) Chiclete Plo